quinta-feira, 27 de outubro de 2011

América Latina - Militarismo e Ditadura - Tariani dos Santos nº 09

Modernização da América Latina



 

As guerras mundiais ocorreram por ocasião do rompimento do padrão econômico de exportação de produtos primários e importação de manufaturados. Foi então que os países fornecedores começaram a necessitar de produtos primários da América Latina. Isso forçou uma reorientação das economias latino-americanas no sentido da industrialização, ocorrendo, então, o esgotamento do modelo primário-exportador e a implantação da industrialização substitutiva de importações. Passou-se a produzir internamente o que era importado e desenvolveu-se uma indústria de bens de consumo. Foi a partir da pós-2ªGM, que se implantaram as indústrias de base que consolidariam a industrialização latino-americana.
 
Militarismo e Ditadura


Os militares executaram golpes de Estado para "extinguir a corrupção, a inflação e acabar com a agitação comunista". Quando os militares assumiram o poder contavam com o apoio velado ou explícito do governo dos EUA. Esperavam que o Estado patrocinasse e realizasse as tão almejadas mudanças para a solução das crises do país. Esse poder militar durou de 1960 à 1980.
  • Argentina


Em 1946, iniciou um período em que o país foi considerado em boa situação econômica, com a balança de comercio favorável e estava na presidência argentina Juan Domingo Perón, Tempos depois, enquanto a Europa se recuperava da 2ª GM, a economia argentina se retraía resultando em desemprego e inflação, principalmente em 1952.

Perón apoiava-se na Igreja, mas após 1952, esta organizava seu Partido Democrático Cristão de oposição ao governo peronista, sendo que já existiam junções com as Forças Armadas. Em 1955,  Perón sofreu uma tentativa de golpe de Estado e a continuidade da crise levou-o a deposição do governo.
  • Guatemala

O país sofreu grande instabilidade política, sendo o poder alternado por militares e civis., tendo como principal governo o de Jacobo Arbenz, que iniciou uma reforma agrária em terras norte-americanas. Estas o acusava de ser comunista. Ocorre a intervenção da CIA e Arbenz é deposto.
  • Bolívia 
Em 1951, Vítor Paz Estenssoro foi eleito presidente da República, mas não pode assumir, pois o presidente antecessor passou o poder a uma junta militar. Em 1952 Estenssoro sobe ao poder, governa de 1952 a 1956, depois de 1960 a 1964 e por fim, de 1985 a 1989. Em seu mandato, tinha por objetivos implantar as reformas econômica, agrária e educacional, voto universal para maiores de 21 anos e a monopolização do estanho. Os governos militares na Bolívia se estenderam até 1982, quando iniciou-se a redemocratização.

  • Chile
O governo de Eduardo Frei foi marcado por grandes reformas no campo educacional, agrário, social e econômico, com forte oposição de esquerda. A eleição presidencial de 1970 elegeu Salvador Allende, fundador do Partido Socialista Chileno, derrotado nas eleições de 1952,1958 e 1964. Tinha por objetivos a política de redistribuição de renda, nacionalização d indústria, ampliação e expansão da reforma agrária e a aproximação econômica e diplomática com os países socialistas. O general Carlos Prats renuncia, passando o comando ao general Augusto Pinochet que intervém depondo o governo de Allende. A ditadura de Pinochet foi responsável por mais de 50 mil mortes e desaparecidos, pela abertura da economia e a oposiçaõ do governo aumentou. Pinochet falece em 2006.

  • El Salvador 
É um país de predomínio de governos militares, alguns deles favoráveis a algumas mudanças sociais e econômicas, porém sempre enfrentando as oligarquias. A ditadura instalada em  1960 provocou um radicalismo político e a guerra civil entre 1980 e 1992. A ONU interveio, e apenas assim, o grupo guerrilheiro Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) e o governo iniciaram as negociações.  A guerra acabou em 1979.

  • Honduras
O Exército hondurenho depôs o presidente Ramón Villedas em  1963, porém não foi o fim do governo militar, pois foi seguido de golpes e governos militares até 1981.

  • Panamá
Tornou-se independente da Colômbia em 1903 e sua República era instável com eleições fraudadas e golpes constantes. Em 1968, uma junta militar liderada pelo comandante Omar Torrijos, assume o poder instalando uma ditadura no país. Torrijos morre em 1981 e o general Manoel Antonio Noriega, ligado ao narcotráfico, governa até 1989, quando é preso pelas forças americanas, marcando o fim da ditadura militar no país.


  • Peru
O golpe militar no Peru ocorreu em 1968, sob comando do general Juan Velasco Alvarado. Este governo iniciou com uma série de reformas que não resultou nas metas pretendidas sendo substituído em 1975. Em 1980, iniciou-se um de redemocratização.

  • Uruguai

A situação econômica provou na década de 1960, com a escassez de energia e diminuição das exportações provocando a emigração dos jovens. O golpe militar ocorreu em 1973 por motivos de crise econômica e a oposição ao governo. Os presidentes de 1973 e 1985 foram indicados pelas Forças Armadas.

7 comentários:

  1. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi pedido , pude compriender que este tema : Compriendi que o Militarismo e uma coissa bem pratica e fundamental para vida do ser huamno Preponderância do elemento militar na vida política e administrativa de uma nação.Doutrina daqueles que se inclinam para essa preponderância. Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho ficou muito bom e com isso conclui que nesse periodo os militares praticam golpes de Estado. As crises políticas transformou-se em política populista, resolvidas a via do golpe de Estado com interferência de militares no processo político.

    ResponderExcluir
  3. Crises políticas resultaram em impasses,militares interferem no processo político.
    Aumento do poder do Estado e o crescimento das máquinas burocráticas improdutivas,gerando deficits públicos.Implantação do regime democrático.

    ResponderExcluir
  4. Tendo em vista os aspectos observados o militarismo foi desencadeada pela política populista resultante dos impasses, que são resolvidos pelo golpe de Estado, e os militares interferem no processo político. O aumento do poder do Estado e o crescimento da máquina burocrática improdutiva geram deficits público. O governo acelera o processo inflacionário, o regime militar fica desacreditado, abrindo espaço para a implantação de regimes democráticos

    ResponderExcluir
  5. Neste trabalho está bem representado o militarismo e a escalada armamentista que foram constantemente financiados e utilizados nos países do terceiro mundo, ou em desenvolvimento, em que as forças armadas nacionais se fortaleceram e ampliaram sua atuação interna com a justificativa de combater, ora o comunismo, ora o "imperialismo capitalista".

    ResponderExcluir
  6. Barbara..

    Parabéns! Pude concluir do seu trabalho que as crises resultam em impasses que são só resolvidos via golpe do Estados e militares são os mais fortes e tem grandes poder de mudanças com todo o apoio dos EUA.

    ResponderExcluir
  7. O militarismo éh uma forma de governo pratica e tem como caracteristica éh a ditadura e a ideologia de anti-democratico, isso quer dizer, uma forma de governo onde nao se tem qualquer participaçao politica.

    LESSANDRA

    ResponderExcluir