quinta-feira, 27 de outubro de 2011

América Latina - Populismo Leonardo

América Latina - Populismo.



A crise de 1929 afetou a economia agro-exportadora da América Latina, a oligarquia no poder não conseguia conter a crise, precisava de um Estado forte que controlasse a economia, organizasse a industrialização, tivesse domínio das revoltas e movimentações trabalhistas.
 Havia na América, desde a Revolução Russa, grande movimentação dos partidos de esquerda, de idéias marxistas que estimulavam os trabalhadores a realizarem greves, reivindicar a industrialização e o fim do poder nas mãos dos representantes das elites rurais.
Alguns setores das elites no poder apoiaram a ascensão de governantes de caráter populista para conter a crise e buscar um maior desenvolvimento industrial.
O Estado Populista governava através dos interesses de uma elite dominante.O Populismo era a favor de uma maior industrialização, mas com a intervenção do Estado na economia através de obras públicas, empresas estatais, incentivos à burguesia industrial nacional .
Os governos populistas buscavam ganhar a confiança da massa trabalhadora através da propaganda e da criação de leis sociais e trabalhistas, colocando-as em prática;Uma característica importantíssima dos governos populistas foi a inexistência de projetos pela reforma agrária.
O Estado Populista era paternalista, ou seja, guiava os movimentos sociais e as reivindicações trabalhistas mostrando que era capaz de satisfazê-los, criando na classe trabalhadora uma enorme confiança nas ações do governo e diminuindo as revoltas sindicais.
Alem disso o populismo tinha um grande controle da economia.Esses aspectos do populismo podem parecer negativos, mas muitos estudiosos concordam que esse sistema de governo trouxe grandes progressos, principalmente no que se refere ao nacionalismo comum ao Estado Populista. Nacionalismo que impedia as privatizações e a exploração exagerada das multinacionais que, após a Segunda Guerra, vieram com força total para a América do Sul. Nesse exemplo destaca-se o governo de Getúlio Vargas que foi uma pedra no sapato da política externa estadunidense.
O Populismo também foi um atraso para a burguesia latino-americana chamada de associada, pois alinhava seus interesses aos interesses das grandes corporações internacionais.O Populismo teve sua atuação entre as décadas de 1930 e 1960, seus principais representantes foram Getúlio Vargas no Brasil (1930-1945 e 1951-1954), Juan Perón na Argentina (1946-1955 e 1973-1974) e Lázaro Cárdenas no México (1934-1940).

7 comentários:

  1. Em vista dos argumentos apresentados o populismo é a prática política em que o líder faz apelo direto ás massas. Na maior parte as mudanças propostas eram inviáveis, mas sua não realização é justificada por conta de inimigos internos e externos chamados de inimigos do povo, que criavam obstáculos á mudança

    ResponderExcluir
  2. Em ínicio pode se dizer populismo se desenvolveu, prática política na qual o líder faz um apelo direto as massas, podemos compreender que o populismo entrou em crise no momento em que não conseguiu mais negociar os interesses.
    By: Larissa

    ResponderExcluir
  3. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi pedido , pude compriender que este tema : America Latina - Populismo , é quando ocorreu um tipo de pratica politica que o Líder, se expõe para melhora da população . Mas nem sempre isto ocorre pelo fato de algumas mudanças serem muito complexas , isto ocorre , muitas vezes por que esta ligado ao fracasso do Líder e de seus agentes internos e externos , que sempre fica , contra o povo . Ai e criado um movimento de demandas na politica para que ocorra uma estabilidade social

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho está ótimo e podemos dizer com essa postagem que o Populismo é um tipo pratico de politica sendo o líder faz apelo direto às massas de melhorias e reformas irrealizaveis para minimizar problemas das populações carentes. Se acaso ocorrer o fracasso do líder é atribuido "inimigos dos povos" sendo o dominio das classes dominantes. Criando-se um clima de demandos e imperialismo.

    ResponderExcluir
  5. Barbara..

    Parabéns! Pude concluir do seu trabalho que o populismo na America Latina tinha um grande controle da economia isso pode parecer um aspecto negativo mais o governo trouxe muitos pregressos principalmente no que se refere ao nacionalismo. O populismo também foi um atraso para America Latina, chamada de associada . O populismo teve grande aparição dentre as décadas de 55-74 até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. O populismo é uma forma de governo bem pratica.Onde o lider faz apelo direto as massas para as melhorias e a qualidade de vida e diminuir os problemas sociais e economicos, esse geralmente apela para a camada mais probre das massas por ser a mais populosa.

    LESSANDRA

    ResponderExcluir
  7. A industrialização foi instalada na América Latina para substituir as importações. Este processo concebeu às suas cidades maior importância, acentuando-se o êxodo rural-urbano e deslocando o centro de gravidade econômico, social e político do campo para a cidade.
    Desenvolveu-se o populismo com o intuito de apelar diretamente às massas, prometendo reformas, muitas vezes irrealizáveis. Essa política foi um fracasso à todos aqueles que tentaram aderir, e tal fato deve-se à fatores internos e externos.

    ResponderExcluir