terça-feira, 25 de outubro de 2011

Brasil Republicano (1974-1985), Tayná Gonçalves

Brasil Republicano (1974-1985)
Nesse período foi caracterizado pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Inicio da crise do regime militar

GOVERNO GEISEL (1974-1979)

Ficha de Ernesto Geisel
Nome :  Ernesto Geisel
Data de Nascimento:  3 de Agosto de 1907
Local de Nascimento:  Bento Gonçalves (RS)
Data da Morte:  12 de Setembro de 1996
Local da Morte:  Rio de Janeiro (RJ)
Partido:  Político: ARENA
Profissão:  Militar

Mandato de Ernesto Geisel
Início do mandato: 15 de Março de 1974
Fim do mandato: 15 de Março de 1979
Tempo de mandato: 5 anos
Vice-Presidente: Adalberto Pereira dos Santos
Precedido por: Garrastazu Médici
Sucedido por: João Figueiredo

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa uma transição rumo à democracia.
Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.


GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985)

Ficha de Figueiredo
Nome completo:  João Baptista de Oliveira Figueiredo
Data de Nascimento:  15 de Janeiro de 1918
Local de Nascimento:  Rio de Janeiro (RJ)
Data da Morte:  24 de Dezembro de 1999
Local da Morte:  Rio de Janeiro (RJ)
Partido:  Político: ARENA
Profissão:  Militar

Mandato de Figueiredo
Início do mandato: 15 de Março de 1979
Fim do mandato: 15 de Março de 1985
Tempo de mandato: 6 anos
Vice-Presidente: Aureliano Chaves
Precedido por: Ernesto Geisel
Sucedido por: Tancredo Neves

Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).




7 comentários:

  1. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi pedido , pude compriender que este tema : Brasil Republicano 1974- 1985 retrata as mudanças que o presidente Ernesto Geisel fez , eel no entanto mudou os rumos da Politica externa , e fez o inicio do processo de abertura politica . E o governo de Figueredo , tambem foi marcado pela continuaçao do processo de politica aberta e do aumento das dividas interna e externa , e da inflaçao alta

    ResponderExcluir
  2. Pela observação dos aspectos analisados o período do presidente Ernesto Geisel representa o ápice do regime militar, sofrendo alterações nos rumos da política externa e o começo do processo de abertura política

    ResponderExcluir
  3. Durante o governo de Figueiredo, houve a aprovação da Lei que dava anistia aos presos e exilados políticos. Ocorrem atos terroristas, que serviram para justificar a continuação e amadurecimento do regime. Com o alto crescimento economico do Estado, foi necessário fazer empréstimos extensos, o que ocasionou queda na balança de pagamentos, nas taxas de crescimento economico e inflação alta. A crise que se instalara, manifestou-se ainda mais forte com novas lideranças de oposição ao regime militar e ao comunismo, sendo à favor da Igreja Progressista.
    Houve extinção do bipartidarismo, novas regras eleitorais foram adotadas e o poder volta ao Legistivo.

    ResponderExcluir
  4. Instituía-se o não alinhamento automático com os EUA e o apoio à causa palestina.Criação do proalcool com produtos de combustível.Deteorização da economia,aumento das dividas internas e externa,inflação alta.Aprovação da lei nº6.683,queda nas taxas de crescimento econômico

    ResponderExcluir
  5. Texto sucinto e prático uma simples explicação de que em 1974, ao iniciar seu governo, Ernesto Geisel (o novo ditador) afirmou que a “abertura” ocorreria, mas de forma “lenta, gradual e segura”. A virada dos anos 1970 para os 1980 trouxe novos ares. A oposição vinha de uma expressiva vitória nas eleições parlamentares de novembro de 1978. O Movimento pela Anistia avançava, ganhando as ruas.

    ResponderExcluir
  6. O presidente Ernesto Geisel mudou o rumo da politica externa do pais. ele governou o pais no ápice do regime militar. com isso ele trouxe o começo do processo de abertura politica.

    LESSANDRA.

    ResponderExcluir
  7. Barbara..

    Seu trabalho esta ótimo! Pude perceber que o modelo inserido pelo regime militar foi um fracasso, isso ficou mais ainda visível no Governo Figueiredo , pois foi umas das maiores crises da historia. Diversos setores não concordaram com a mudança.

    ResponderExcluir