sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Brasil Republicano ( 1995 ate 2003 )& Karina Correa


Tema :
Brasil Republicano & Fernando Henrique Cardoso – FHC ( 1995- 2003 )

Historia.

Considerado o marco da passagem do Brasil entre os séculos XIX e XX, o período republicano traz um ampliado leque de informações e debates históricos. A República da Espada e os governos oligárquicos figuram entre os primeiros momentos dessa parte da nossa história. Além de mostrar as graves conseqüências de uma ordem política excludente, manifestada por suas revoltas, esse período também traz dados sobre a instalação da democracia no país e os diversos governos experimentados até os dias atuais.



Biografia


Nome : Fernando Henrique – ou como é conhecido : FHC

Nascimento

Rio de Janeiro - RJ, em 18.06.1931

Profissão

Sociólogo

Período de Governo

1º.01.1995 a 1º.01.1999 / 1º.01.1999 a 1º.01.2003

Idade ao assumir

67 anos

Tipo de eleição

direta

Partido

PSDB - Partido Social Democratico Brasileiro

Releição

Releito no 1° turno

Votos recebidos

35.936.916 (trinta e cinco milhões, novecentos e trinta e seis mil, novecentos e dezesseis) Posse: 01.01.1999, em sessão solene do Congresso Nacional, presidida pelo Senador Antônio Carlos Magalhães.

Observação

Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil durante oito anos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos

O que ficou mais marcado em seus Dois Mandatos O

Foi marcado pela privatização de empresas estatais, como: Embraer, Telebrás, Vale do Rio Doce e outras .

Segundo mandato

No segundo mandato ocorreu muitas crises como a que : ficou sem abastecimento de energia (2001) levando o pais ao racionamento

Seus projetos :

Na economia : Foi mantida a preucupaçao com o controle do processo inflacionario , Realizou- se um controle dos gastos publicos nos plano federal , estadual e municipal com a Lei de responsabilidade Fiscal.

Na sociedade : Na sociedade publica registrou- se uma queda na taxa de mortalidade infantil e maior acesso da população carente e medicamentos ( genericos ) . Na esducaçao houve um aumento nas matriculas nos ensinos fundamentais e médio. Criam também o ‘’ provao ‘’ e o ‘’ Enem '' chamando a atenção para o nível maior de ensino

Na politica : Foram propostas reformas para a modernizaçao do pais . tambem ocorreu as mesmas regars de democracia

Sua Parceria com Itamar franco .

O plano real. Como Ministro da Fazenda no Governo de Itamar Franco é Fernando Henrique Cardoso , eles reuniram um grupo de economistas que elaboram que estabilizo a economia :

Em 1º de julho de 1994 passou a vigorou a nova moeda do país, o Real. O Banco Central fixou uma paridade entre o Real e o Dólar, a fim de valorizar a nova moeda. Um Real era o equivalente a Um Dólar.

Alguns problemas

No seu Governo : Ocorreu desempregos , e Oposição as privatizações

9 comentários:

  1. Oi , galera e com vocês agora , não sei se e assim que posta mais tendei espero que tenham gostado , fiz o possível para ficar fácil pra vocês

    ResponderExcluir
  2. Em virtude do que foi mencionado Fernado Henrique Cardoso fica dois mandatos o 1º de 1995-1999 e o 2º 1999-2003. Ele mantem a preocupação com a inflação, e no seu segndo mandato ocorre a crise de abastecimento de energia, levando ao racionamento. Quanto a saúde e a educação a um grande avanço. Já na política foram feitas reformas para a modernização do país mas mantendo o respeito ás regras do jogo democrático.

    ResponderExcluir
  3. Durante seu 1º mandato, FHC preocupou-se principalmente com o controle da inflação, dos gastos públicos para com a Lei de Responsabilidade Fiscal, etc. No 2º mandato, ocorreu a crise de energia(2001), o que fez com que limitasse os gastos. Houve queda na mortalidade infantil, aumento de matrículas nos ensinos fundamental e médio. Quanto à política, houve propostas de modernização do país, mas que não foram implementadas, aumento da taxa de desemprego e a oposição às privatizações.

    ResponderExcluir
  4. Continuidade do Plano real,mantida a preocupação do processo inflacionário,houve controle nos gastos públicos,aconteceu uma crise de abastecimento de energia.Brasil sofreu impacto das crises econômicas do México e da Ásia.Queda na taxa de mortalidade infantil.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo:Governo Itamar Franco (1992-94)
    - Plano Real: ministro da Fazenda FHC ( Fernando Henrique Cardoso )
    Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso) - 1995-2002
    - Privatizações das estatais
    - Fim do controle de preços
    Governo Lula (2003...)
    - Fome Zero: plano para acabar com a fome no país

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho está ótimo conclui que nesse periodo Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso fecharam um acordo para mudar a economia e a moeda brasileira entre outros fatores importantes.

    ResponderExcluir
  7. Barbara..

    Amiga seu trabalho esta ótimo, parabéns! Fernando Henrique Cardoso foi presidente por dois mandato, e suas principais marcas foram: Reformas econômicas, a Bolsa Escola e o Plano Real que faz efeito até o dia de hoje. Mais também passou por dificuldades como as crises econômicas e a do apagão. FHC foi muito jugado, até de corrupto foi chamado mais teve um pulso firme contra tudo isso. Foi referencia de Lula e Serra.

    ResponderExcluir
  8. Uma das caracteristica do governo do Fernado Henrique cardoso foi as reformas que ele fez pela economica como o plano real que é usado ate hoje pela população brasileira e a Bolsa Escola.

    LESSANDRA

    ResponderExcluir