quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crise no Mundo Socialista




Durante muito tempo,para aqueles que posicionavam á esquerda, as criticas ao socialismo eram consideradas como uma evidente propaganda norte-americana para condenar aquele sistema.


Em 1980, com sistema socioeconômico, o regime socialista perdeu a batalha tecnológica e a batalha pela produção e no campo do bem-estar social.


A crise pela qual passava o socialismo ficou mais nítida e insustentável.


Foram várias as razões da crise no mundo Socialista, tanto internas quanto externas, tais como :



  • A planificação da economia fazia com que os planos tivessem força de lei, e por um período de cinco anos, a vida económica do pais limitava-se a atingir determinados objetivos propostos, "cumprir metas estabelecidas" sem que os diretores nomeados para as empresas ganhassem autonomia.



  • A ausência de liberdade democrática, representada pela existência de um só partido politico e dos privilégios que determinados segmentos da sociedade.principalmente os burocratas e autoridades do partido único possuem




  • Os efeitos da propaganda do capitalismo ,o sonho de consumo,as liberdades e oportunidades individuais, o sucesso pessoal no mundo ocidental, que conseguia penetrar no mundo socialista, contribuindo para aumentar a insatisfação do povo.





Queda do Muro de Berlim desencadeou a maior crise ideológica do campo socialista.

O dia 9 de Novembro de 1989, caía o Muro de Berlim. Com o acontecimento, o mundo vê o começo do fim do bloco soviético, a vitória do capitalismo encapado pelos EUA e a maior crise ideológica da esquerda socialista mundial.



Com a queda do Muro de Berlim, a esquerda socialista perdeu a sua maior referência, com o princípio do fim do campo socialista. Mesmo para os críticos do modelo soviético, a derrocada do socialismo do Leste Europeu coincidiu com a fragilização e confusão de suas organizações. “A esquerda revolucionária foi atingida por uma onda oportunista, muito parecida com o social-patriotismo depois da 2ª Guerra, formada por movimentos na América Latina como os Tupamaros e Montoneros. Houve um giro à direita impressionante. Foi devastador. A esquerda mundial ficou irreconhecível, abateu-se em uma confusão ideológica. A crise atingiu inclusive tendências anti-stalinistas. O socialismo deixou de ser referência mundialmente. A URSS animava as inspirações igualitárias de parte da classe operária. As novas gerações não têm mais essas referências socialistas.




6 comentários:

  1. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi pedido , pude compriender que este tema : Crise no mundo socialista , um dos fatores mais importantes desse fortalecimento foi a ampliação do campo socialista . Com isto transformou a URSS e a Chine em grandes potencias mundiais , e a China tornou - se socialista neste meio termo . Mais teve alguns fatos que foram citado ao longo deste período como : Guerra da Coreá , revolução Cubana , Guerra do Vietnã , e as reformas na URSS

    ResponderExcluir
  2. A causa da crise foi a implantação do campo socialista,fazendo com que Stalin transforme a URSS em potência mundial e a China torna-se socialista.Neste período também aconteceram a Guerra do Vietnã e a da Coréia.

    ResponderExcluir
  3. Tendo em vista os aspectos observados a URSS foi totalmente devastada pelo fato de ter ocorrido a Segunda Guerra Mundial, mas saiu saiu fortalecida depois da guerra, sendo que um dos fatores masi importantes desse fortalecimento foi a ampliação do campo socialista. Tornando assim a URSS e a China potências mundiais e com isso a China passou a ser socialista. Stálin, que conduzia a URSS em um dos seus piores momentos conseguiu transformar o país numa grande potência mundial.

    ResponderExcluir
  4. De uma maneira geral o socialismo nunca deixou de estar em crise. Se a sua razão de ser é a instauração de uma nova organização social, em que deixe de haver exploração e, portanto, classes sociais e opressão política, o mero facto de o socialismo não triunfar constitui uma crise do socialismo.

    ResponderExcluir
  5. Barbara..

    Belo trabalho, parabéns! Pude perceber que de um modo ou de outro o socialismo nunca deixou de estar em uma crise e que o socialismo é uma nova forma de organização pros países por isso o motivo de tantos conflitos. Tudo começou com um agito que ocorreu na Europa, causado por uma grande derrota na vaga das revoluções, dai só aumentou o número de crises e cada vez pior. E devemos destacar que de crise em crise nunca voltaram desde o inicio, apenas foi avançando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho pudi conclui que na Crise no mundo socialista a Urss saiu politicamente fortalecida da Segunda Guerra Mundial. Ampliando seu campo socialista e transformando a URSS e a China em potência mundial .

    ResponderExcluir