terça-feira, 25 de outubro de 2011

Expansão Socialista no Pós-Guerra , Bruno


A Expansão do socialismo

Com o fim da Segunda Guerra mundial, novos países passaram a adoptar sistemas socialistas. 8 Países europeus se tornaram socialistas. A China realizou sua revolução e no início da década de 1960, Cuba se tornou o 1º país latino-americano a aderir o bloco liderado pela URSS, que superou a devastação provocada pela guerra, mantendo os mesmos princípios anteriores a 1939. Não houve ruptura no campo político e social. Apenas a partir de 1953, com a morte de Estaline haveria alterações. Em 1956, então secretário-geral do partido comunista, fez veementes ataques o Estaline em relatório lido no 20 º congresso. A crítica estimulou a abertura política.

Guerra na Coreia

A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos.

Em 03 de julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do norte ataca de surpresa a capital. O governo do sul por sua vez enviam tropas comandadas pelo general Douglas McArthur para que a Coréia do sul retire os invasores do seu território. Em setembro o governo do sul começa a atacar o exército norte-coreano a fim de conquistar a costa oeste ocupada por eles. Os norte-coreanos foram vencidos e três meses após o conflito Seul, capital da Coréia do Sul foi desocupada. Em outubro, as forças internacionais violam o paralelo 38 e atacam a Coréia do norte.

A capital norte-coreana é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas americanas aproximando-se da China. A China por sua vez, temerosa por uma invasão mandou tropas para ajudar a Coréia do norte. O general Douglas McArthur insistiu em uma invasão à China e por isso foi substituído pelo general Ridway em abril de 1951. Em 23 de junho de 1953 iniciou-se o processo de negociações pela paz que durou dois anos. As negociações resultaram num acordo assinado em Panmujon em 27 de julho de 1953. Foi então que o conflito terminou, mas o tratado de paz até hoje não foi assinado e a Coréia continua dividida em norte e sul.

Foram cerca de três milhões e meio de mortos na guerra da Coréia e outros milhares presos amontoados em campos de concentração.

20° Congresso do PCUS

O XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) teve lugar entre 14 e 26 de fevereiro de 1956. Na ocasião, o secretário do Partido, Nikita Khrushchov, com seu célebre discurso secreto, denunciou as violências, os expurgos e as limitações à liberdade impostas pelo regime de Stalin, seu predecessor.
Durante a sessão a portas fechadas, no último dia do congresso, Kruschev criticou asperamente a política stalinista, denunciando o culto de personalidade e uma série de crimes cometidos por ele e seus colaboradores.
O discurso chocou os delegados presentes, que depois de anos de propaganda estavam convencidos da grandeza de Stalin. Após um longo debate, o discurso veio a se tornar público no mês seguinte mas o relatório completo, no qual se baseou, só foi publicado em 1989.
 
Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954. No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas - o Vietcong - enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.



8 comentários:

  1. Seu trabalho ficou muito bom pudi conclui que nesse periodo a Russia passou por vários problemas com a guerra, mas conseguiu se fortalecer expandindo seu campo socialista principalmente com a Revolução Chinesa. Stálin foi muito importante tornando-se a Russia uma potencia mundial.

    ResponderExcluir
  2. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi , pedido , pude compriender que este tema :Com o fim da Segunda Guerra mundial, novos países passaram a adotar sistemas socialistas. 8 países europeus se tornaram socialistas. A China realizou sua revolução e no início da década de 1960, Cuba se tornou o 1º país latino-americano a aderir o bloco liderado pela URSS, que superou a devastação provocada pela guerra, mantendo os mesmos princípios anteriores a 1939. Não houve ruptura no campo político e social. Apenas a partir de 1953, com a morte de Stálin haveria alterações. Em 1956, Kruschev, então secretário geral do partido comunista, fez veementes ataques a Stalin em relatório lido no 20 º congresso. A crítica estimulou a abertura política.

    ResponderExcluir
  3. Tendo em vista os aspectos observados A URSS foi devastada pela guerra, mas estava politicamente bem. Na época de Stálin, a URSS tornou-se uma potência mundial. No final da 2º Guerra Mundial a tensão na região resulta na proclamação da República da Coreia(Sul) e da República da Coreia(Norte)é o início do conflito entre as duas partes. A china envolve-se com o lado norte e os EUA com o lado sul, e logo depois surge a intervenção da ONU.

    ResponderExcluir
  4. Com a URSS fortalecida após a 2ª GM, ocorre a ampliação do campo socialista na Europa Central. A URSS utiliza a sua influencia, criando a Cominform (coordenação das atividades dos partidos comunistas) e a Comecon (assistência econômica aos países-membros). Com a URSS nas mãos de Stálin, esta se torna uma potência mundial. Há a proclamação da República da Coreia (Sul e Norte), onde há o conflito entre os dois lados. A China torna-se socialista e envolve-se neste conflito apoiando a Coreia do Norte, enquanto os EUA apoiavam a Coreia do Sul. A ONU surge intervindo na guerra.
    A OTAN, criada pelos EUA tinha por objetivo, deter uma possível agressão soviética e, em resposta, a URSS estruturou o Pacto de Varsóvia visando ajudar militarmente os países da Europa em casos de agressões armadas.

    ResponderExcluir
  5. URSS devastada pela guerra,com a morte de Stalin,Kruchev assume o poder,deu inicio a desestalinização.1954 franceses forma derrotados.EUA deram suporte ao governo,aumentando sua participação na Guerra.

    ResponderExcluir
  6. Através do texto anterior sobre a expansão socialista, para isso acontecer o a URSS foi invadindo com isso foram formados novos processos que mudaram a maneira de organização, por exemplo na Tchecoslováquia atribui-se a consolidação do regime comunista.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo a urss apos o termino da 2ºGuerra mundial air devastada.Stálin conseguiu transforma-la em uma das grandes potencias mundiais. Com isso ouve uma tensão entre o aliado EUA que tambem era uma grande potencia. Com os fatos ocorridos começou a guerra fria. A urss eo EUA entraram em conflito indiretamente atravez da guerra do Vietnã, na qual o EUA saiu derrotado e umilhado fortalecendo assim o regime ideologico da URSS perante o mundo.

    ResponderExcluir