terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Revolução Cubana. Xandão :D



        O século XIX assistiu a um aumento populacional muito grande por parte de imigrantes (africanos e europeus), abolição da escravatura (1886) dando origem ao trabalho assalariado, concentração fundiária, aperfeiçoamento tecnológicos dos transportes e da produção, tudo contribuindo para o aumento da produção e da exportação do açúcar - tornando-se o “o engenho do açúcar”, como parte das novas exigências impostas pela divisão internacional do trabalho.  Entretanto, para Cuba se tornar um grande país exportador, foi obrigado a romper com o pacto colonial que começou a ficar frouxo desde 1818, com a permissão da Espanha de Cuba vender seu açúcar diretamente para os EUA.

           

            A primeira guerra de independência explodiu em 1868, conhecida como Guerra dos Dez Anos, que foi liderada pela burguesia açucareira.  Mas tal liderança não adiantou para que grupos populares assumissem o comando, reivindicando a imediata abolição dos escravos, e o controle político-militar.  Assim, a Espanha foi obrigada a agir de forma mais drástica com a ajuda da burguesia local afim de esmagar a luta pela emancipação.



            A evolução econômica de Cuba se prosseguiu, fazendo com que se estreitasse ainda mais as relações comerciais com os EUA.  Estes investiram muito nas indústrias de açucares locais (Cuba), e ainda comprava cerca de 60% de todos os produtos cubanos exportados.



            Contudo, os interesses americanos por Cuba eram, também, de origem militar, a fim de uma melhor defesa da Flórida e controle do Caribe.  É bom relacionar, que muitas propostas para a compra da ilha foram feitas para a Espanha, sem nenhum sucesso.



            Esses interesses fizeram com que os EUA prejudicassem a Segunda Guerra de Independência (1895-1898) em que os cubanos protestavam contra o mantimento físico-financeiro das tropas espanholas na ilha, além do pagamento das despesas da  guerra antecedente a esta; a burguesia enfrentava dificuldades com a má safra de 1894; os comerciantes de tabaco estavam descontentes com a política alfandegária de Cuba; o desemprego crescia com a crise econômica.  Esta segunda guerra foi dirigida pelo General Antônio Maceo e pelo poeta José Marti, segundo os anseios nacionalistas e reformistas da pequena burguesia, com o apoio da população antiespanhola que preocupava os EUA e a Espanha, utilizando guerrilhas como forma de resistência.



            Os EUA, como os “eternos defensores da democracia”, começaram a divulgar nos seus jornais, o massacre espanhol sobre os cubanos, preparando a situação local para a invasão que aconteceu em 1998, com a morte de 297 marinheiros ianques na explosão do couraçado Maine, onde os EUA, começaram a Guerra Hispano-Americano.  Esta guerra rápida demonstrou a maior supremacia americana sobre a Espanha, que foi obrigada a aceitar os Tratado de Paris que transferia a posse da ilha para os EUA (1898-1902).



             Nesses 4 anos de ocupação militar, a Assembléia Constituinte, reunida em Havana, teve que acrescentar na Constituição aprovada uma lei do Congresso dos EUA: a Emenda Platt, segundo os princípios do senador Hitchcock Platt (1901):

1.Que o governo de Cuba nunca deverá ingressar em qualquer tratado ou outro pacto estabelecido com qualquer potência estrangeira

2.Que o governo de Cuba permita que os Estados Unidos exerçam direito de intervir no sentido de preservar a independência cubana, manter a formação de um governo adequado para proteção da vida, propriedade e liberdade individual

                    3.Que todos os decretos dos Estados Unidos em Cuba durante sua ocupação militar sejam ratificados e validados

                        4.Que, a fim de auxiliar os Estados Unidos a sustentar a independência cubana o governo de Cuba deverá vender ou alugar terras aos Estados Unidos necessárias para a extração de carvão para linhas férreas ou bases navais em certos locais especificados de acordo com o Presidente dos Estados Unidos



            Só então, após a emenda, os EUA deixaram ilha.  Mas o domínio americano continuou graças a política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visando assegurar a produção açucareira cubana.  Dessa forma, a industrialização cubana foi brecada, além dos EUA passarem a dominar os serviços públicos, da destilação do petróleo, da mineração e dos bancos, repartindo com o capital cubanos a produção de açúcar a criação do gado e  turismo.





República Mediatizada (1902-1959).



            A expressão acima se refere a analogia feita pelos cubanos, quando estes não eram senhores de seus destinos.  O regime republicano teve origem com Tomás Estrada Palma (1902-1906) que articulou a intervenção de 1898, e impediu a subida ao poder de um democrata cubano.  Neste governo, a base naval de Guantánamo foi arrendada pelos EUA, pelo período de 99 anos, além de concluir o Tratado Permanente entre Cuba e os EUA (1903).  Em 1906, Tomás solicitou uma nova intervenção americana, pois se via ameaçado na sua campanha eleitoral de 1906, fazendo com que Cuba ficasse invadida por 3 anos.



            A base de sustentação de Tomás, e de toda estrutura desta república, teve grande apoio das oligarquias e elites locais que queriam se manter no poder desde o período colonial, impedindo a ascensão das massas populares - boicotaram a Guerra dos Dez Anos e paralizaram os movimentos democráticos-nacionalistas  na Segunda Guerra de Independência.



            Devido a sucessão de governos ditatoriais pró-EUA (neo-colonialismo), além da ajuda da elite local a estes, fizeram com que grande parte da população começassem a se organizar para democratizar, nacionalizar e varrer a elite local do país.  Em 1933, estas pessoas conseguiram derrubar a ditadura do General Gerardo Machado (1925-1933) e a de seu vice, assumindo o Dr. Ramón Grau San Marti indicado pelo embaixador dos EUA e pelos P.C. local.  Este realizou diversas reformas, como a revogação da Emenda Platt, a criação do Ministério do Trabalho, o direito de votos às mulheres, a autonomia universitária etc.  Neste período surge a imagem de Fulgêncio Batista como líder do movimento popular de 1933, que logo mais tarde a passará a ser um testa de ferro dos EUA.



          Volto a citar que a década de 30 foi um período conturbado no mundo (Crack da Bolsa de N.Y.), onde os EUA tocravam a política do Big Stick, pela política da Boa Vizinhança, devido à ameaça do nazismo (Alemanha) e do militarismo (Japão).



            Depois de muitos testas de ferro dos EUA, foi convocada eleições para presidente da república, assumindo o então secreto testa de ferro de Roosevelt, o presidente Fulgêncio Batista.  Já em 1944, volta ao poder o presidente Ramón Grau San Marti e, em 1948, Carlos Prio Sócrates - ambos os governos foram marcados pela corrupção e violência.



             Com tudo isso, membros da pequena burguesia (reunidas num partido Ortdoxo) começaram a articular uma oposição ao governo.  Mas poucos meses antes das eleições de 1952, Fulgêncio (agora coronel) dá um golpe militar e assume o poder com o apoio dos EUA.

              
              Esta ditadura se caracterizou pela violência e repressão, os opositores foram perseguidos, Havana se tornou num importante campo de máfia norte-americano, que desenvolveu a exploração do jogo, do tráfico de drogas e da prostituição.

              
              Pouco tempo depois, o jovem advogado Fidel Castro, mandou uma petição para o Poder Judiciário, onde condenava as atitudes de Fulgêncio, segundo a Constituição.  Acontece que o Poder Judiciário perde os seus poderes durante uma ditadura, assim Fulgêncio não foi condenado e ficava claro que não existia recurssos legais para tirá-lo do poder.

       
Se gostaram do meu trabalho e querem saber um pouco mais sobre esse incrivel fato histórico que foi a Revolução Cubana assistam Diarios de Motocicleta pois é um filme empolgante que vai contar um pouco mais vivazmente desta marca na história que foi esta revolução.

8 comentários:

  1. Seu Trabalho esta otimo e bem coerente , de acordo com o que foi ,pedido , pude compriender que este tema : A revoluçao Cubana , foi liderada pelo Fidel Castro , que liderava as guerrilhas , contra Fulgencio bastista . Fidel Castro tambem Fez muitas mudanças na estruturas do pais , Cuba recebeu apoio sovietico para se levantar . Mais no termino de tudo cuba aind apassou por grandes e graves problemas economicos

    ResponderExcluir
  2. Xandão parabéns pelo seu trabalho com esta postagem conclui que a Revolução Cubana foi liderada por Fidel Castro que implantou mudanças na estrutura do país. E a Cuba teve como um caracter socialista com a ajuda da união soviética quando terminou essa ajuda soviética, Cuba entra em uma grave crise economica.

    ResponderExcluir
  3. Tendo em vista os aspectos observados a Revolução Cubana foi liderada pelo Fidel Castro lidera a guerrilha contra Fulgencio Batista. Fidel sai vitorioso, implantando grandes mudaças no país. Ao termino do regime socialista, Cuba passa por uma grande crise econômica.

    ResponderExcluir
  4. A Revolução Cubana liderada por Fidel Castro venceu a luta contra o regime de Fulgencio Batista, o que levou Cuba a ascender-se socioeconomicamente e tornar-se uma ameaça ao EUA, que rompeu suas relações diplomáticas. Porém, algum tempo depois, Cuba entrou em uma grande crise economica que abalou seu governo.

    ResponderExcluir
  5. Cuba foi descoberta por Colombo.Tráficos de escravos para a ilha,grande produtora de açúcar,café e tabaco.Fidel Castro lidera contra Fulgenico Batista.Castro assume o poder ,entra em confronto com os EUA que autorizam a invasão da ilha.Cuba vira socialista ,passa por uma crise econômica.Tem o fortalecimento do poder executivo e centralização político-administrativa.

    ResponderExcluir
  6. Complementando ... Em 2008, com a saída do presidente Fidel Castro do governo e a eleição do presidente Barack Obama, vários analistas políticos passaram a enxergar uma possível aproximação entre Cuba e Estados Unidos da América.

    ResponderExcluir
  7. Revolução Cubana liderada por Fidel Castro venceu a luta contra o regime de Fulgencio Batista. apos ter fencido. fidel fez com que Cuba se tornasse uma ameaça ao EUA apos se aliar a URSS. mas com o fim da grande guerra, Cuba foi proibida de fazer acordos externos. com isso ouve uma grande crise na economia do pais.

    LESSANDRA.

    ResponderExcluir
  8. Barbara..

    Seu trabalho ficou muito bom, bem explicadinho e deu pra conhecer e ver oque de fato ocorreu na Revolução Cubana, deu pra ver que era tudo armado desde o inicio e que também tinha muitos problemas políticos e que para os cubanos o estilo de vida dos EUA era o correto a seguir. A Revolução foi causada por causa do Partido Comunista Cubano que apenas queria o melhor para o governo. E foi ai que surgiu o famoso “Che” Guevara um medico que depois abandonou Cuba pra promover a Revolução da África. E com a conquista do poder pode fazer modificações em algumas áreas do pais, como mexer na estrutura socioeconômica , nacionalizar as industrias e realizar reforma agraria e educacional . E assim Cuba se aproximou dos países socialistas.

    ResponderExcluir